INÍCIO

segunda-feira, 22 de julho de 2013

FIQUEMOS ATENTOS... JUROS ALTOS NÃO!



Não existe a menor sombra de dúvida de que segurar a inflação através do endividamento do Estado com o sistema financeiro, a juros escorchantes, é um engodo. O governo pode até conseguir segurar a inflação, temporariamente, mas, não resolve o problema de quem precisa de emprego e renda para sobreviver com dignidade.
 A grande mídia, sempre atuando na contramão dos interesses do povo, tem alardeado o perigo da dívida interna do estado brasileiro. Ora, a dívida em si não é problema, desde que o valor gerado em função da dívida seja empregado em investimentos na produção, que possam garantir o seu pagamento futuro, ou seja, no enriquecimento efetivo do país. Os Estados Unidos têm uma dívida estratosférica, e nem por isso os cidadãos americanos vivem na miséria.  Desgraça mesmo, para um povo, são os juros altos, que favorecem apenas banqueiros e investidores, mas a grande mídia adora festejar. Essa é uma estratégia neoliberal que, a médio e longo prazo, desgraça ainda mais a classe trabalhadora.
Não se deixe enganar. Juros altos também geram dívidas. Uma das estratégias empregadas por esse corrupto e imoral mercado financeiro é negociar empréstimos para o governo, que, em troca, emite papéis para pagamentos futuros, chamados também papéis podres. Submetendo-se às suas estratégias o governo fica cada vez mais endividado e, assim, cada vez mais refém dessa política econômica forjada para escorchar o povo, e degradar a vida, de quem precisa de emprego e renda, para sobreviver com dignidade.
 É só puxar pela memória para lembrar o que acontecia, na era FHC, quando o FMI ditava as regras. A satisfação do mercado era diretamente proporcional ao massacre imposto ao povo. Pois, o que importava era o Estado economizar dinheiro para pagar os juros extorsivos que os credores impunham.
Não existe a menor sombra de dúvida de que segurar a inflação através do endividamento do Estado com o sistema financeiro, a juros escorchantes, é um engodo. O governo pode até conseguir segurar a inflação, temporariamente, mas, não resolve o problema dos cidadãos, muito pelo contrário, PORQUE UM DIA OS BANQUEIROS APRESENTAM A CONTA, que nos digam os jovens europeus, vítimas dessa crise horrorosa que está sendo-lhes imposta.
JUROS ALTOS NÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário